Harmonização com Sobremesas
Ponto de partida: as sobremesas e o gosto doce
O gosto doce conceitua as sobremesas e é amplamente apreciado por muitos motivos. O consumo de açúcar pode causar liberação de dopamina, um neurotransmissor associado a sensações de prazer e recompensa que pode contribuir para o apetite por alimentos doces. Além disso, áreas do cérebro relacionadas ao prazer são ativadas quando experimentamos algo doce. Trata-se de uma resposta evolutiva que nos ajuda a identificar fontes de energia disponíveis.
Na Idade Moderna, as sobremesas passaram a ser mais elaboradas e sofisticadas, com a introdução de novos ingredientes e técnicas culinárias. A pastelaria francesa se tornou especialmente famosa e influenciou a culinária de outros países. Na era industrial, a produção de açúcar em massa e outros ingredientes tornou as sobremesas mais acessíveis e populares, isso também permitiu o desenvolvimento de novos tipos de sobremesas, como sorvetes e tortas congeladas. Atualmente, as sobremesas continuam a evoluir, com a inclusão de ingredientes e a incorporação de novas técnicas culinárias, que permitem a criação de novos sabores e texturas.
Interação entre vinhos e sobremesas
A harmonização de vinhos com sobremesas é uma habilidade que requer um conhecimento sobre os diferentes tipos de vinho e sobremesas disponíveis. A combinação perfeita deve favorecer os componentes, ressaltando as melhores características de ambos. Um bom ponto de partida para a harmonização de vinhos com sobremesas é saber que elas precisam de vinhos doces. Isso porque o gosto doce em maior intensidade na comida ofusca a presença do vinho.
Frutas, cremes e chocolates são ingredientes comuns em sobremesas, e são usados para adicionar sabor, textura e cor as receitas. Frutas têm perfis gustativos delicados e a partir delas podem ser elaboradas tortas, compotas, sorvetes e muitas outras preparações. Sobremesas com frutas se relacionam muito bem com o dulçor e a delicadeza dos espumantes moscatéis. Para preparações com frutas brancas e amarelas, os moscatéis brancos são excelentes, para as com frutas vermelhas, os moscatéis rosés são excepcionais.
Chantilly e creme de leite, são usados como recheio e cobertura para diversas sobremesas, como tortas e bolos. Eles também são usados como ingrediente base em sobremesas como creme brulée e pudim. A harmonização com Chantilly é bem guiada pela delicadeza. Fica perfeito com morango e frutas vermelhas, acompanhado de um belo espumante moscatel rosé. O doce de leite por sua vez, é mais intenso e complexo em sabor, e vai muito bem com um Porto branco.
Os chocolates são a paixão de muitas pessoas e figuram em diversas sobremesas como bolos, brownies e sorvetes. Em sua diversidade de estilos, podem ser harmonizados com diferentes perfis de vinhos doces. Enquanto os chocolates brancos ficam muito bem acompanhando Porto branco, os chocolates ao leite são ótimos pares para os Porto Tawny e os meios amargos para os Porto Rubi.
Desperte seus sentidos: experimente mais e descubra um mundo de possibilidades
Lembre-se de que provar é fundamental para descobrir novas experiências prazerosas na harmonização de comidas com vinhos. Permita-se explorar o mundo sensorial que a enogastronomia têm a oferecer. Descubra novas possibilidades e enriqueça ainda mais suas experiências à mesa. Quer ter sempre à mão os melhores vinhos para cada ocasião? Entre em contato com a Adega Sage pelo WhatsApp e receba sugestões personalizadas dos nossos especialistas.