Convicciones, Chardonnay 2020 - Michelini i Mufatto
Um chardonnay de videiras antigas plantadas em altitude, trabalhadas sob a competência e ousadia de Andrea Mufatto. Um branco encantador, que desfila intensidade, complexidade e equilíbrio.
Descrição
Um grande vinho. Projeto de Andrea Mufatto, elaborado a partir de uvas provenientes do vinhedo La Cautiva, terroir privilegiado em Gualtallary, na Argentina. Localizado numa altitude de 1600 metros, o vinhedo de 110 anos tem solo composto por areia, calcário e pedra, contexto que confere ao muita acidez e frescor ao vinho. As uvas maceram com as cascas por 10 dias, depois são presadas e fermentas em foudres de 1000 litros. O vinho amadurece por 20 meses em carvalho francês de diversos usos, em seguida é filtrado e engarrafado. Convicciones é um projeto orgânico que utiliza leveduras indígenas na fermentação e mínima intervenção nos processos. A produção é limitadíssima, apenas 1500 garrafas.
De linda coloração amarelo ouro intensa e brilhante, requer temperatura adequada e interação com oxigênio para se revelar. Na taça surgem aromas surpreendentes de oleagenosas, manteiga noisette e baunilha, decorrentes do carvalho. A fruta se mostra ainda muito presente, por meio de notas de abacaxi maduro e damasco. Em boca é volumoso, untuoso, em sintonia com a com a elevada acidez que faz do Convicciones um exemplar equilibrado e complexo. Sirva com fondue de queijo, queijos curados, polvo e paella.
Análise Sensorial
Visual
Coloração amarelo ouro brilhante e intensa
Olfativo
Aromas de abacaxi, damasco, oleagenosas, manteiga noisette e baunilha.
Gustativo
Muito corpo, acidez elevada, sabor intenso, álcool integrado e final longo
Especificações
- Altitude: 1600m
- Temp Serviço: 6°C - 8°C
- Método: --
- Tamanho: 750ml
- Sustentabilidade: Orgânico;
- Amadurecimento: 20 meses em carvalho francês de vários usos
- Fechamento: Rolha
Região
Mendoza - Gualtallary
Argentina
-
-
Produtor
Michelini i Mufatto
Vale do Uco, Mendoza; terra do sol e do bom vinho é onde começa essa história. Lá, onde o deserto e as águas acéquias dão as mãos a um povo profundamente conectado com terra e com a colheita, Andréa Mufatto, Gerardo Michelini e Manuel Michelini vivem a viticultura com paixão. Videiras antigas plantadas em altitudes acima de 1000 metros rendem matéria prima de altíssima qualidade a família que elabora vinhos de altíssima qualidade e personalidade, com abordagem baseada no respeito, na pureza e precisão.
Mãe, pai e filho compartilham uma maneira de interpretar um entorno natural e seus frutos, que busca minuciosamente a essência do caráter de cada geografia. O pontapé inicial é a procura de vinhedos com história e intenção; plantas com trajetória que fazem parte do patrimônio de cada lugar, pensado pelos antepassados para as futuras gerações. A busca por novas perspectivas levou a família a Bierzo, na Espanha, onde descobriram lugares de Ponferrada e se apaixonam imediatamente por Ozuela, seu vale fechado, sua natureza e seu vinhedo de montanha esquecido. Da decisão de trabalhar o enorme potencial das terras surge a bodega Michelini i Muffato & González projeto que une Andrea, Gerardo, seu filho mais velho Manu Michelini (que também é enólogo), e seu sócio Berciano Javier González, viticultor local.
Michelini i Mufatto trabalha com videiras que exibem seus talentos, e procura-se descobrir nelas a singularidade de cada terroir. Mais tarde, na elaboração, é essencial a observação, o respeito e a interpretação, levando em conta a tradição do lugar. Máximo respeito pela fruta, mínima intervenção e técnicas de vinificação pouco convencionais resultam em vinhos de alta qualidade, com selo próprio e perfil complexo.
https://www.michelinimufatto.com/